Gramática Musical
- 12 de jun. de 2017
- 1 min de leitura

Gramática Musical: por que...por quê? Porque e porquê
O uso dos porquês é um assunto muito discutido e traz muitas Dúvidas. Com a análise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais Dúvidas a respeito desse assunto.
Regras Dos “Porques”
Porque (junto) – usado para frases afirmativas (explicativas ou causais)
A forma porque é uma conjunção, equivalendo (a pois, já que, uma vez que, como).Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa e frases afirmativas.
Exemplos:
Não fui à festa porque choveu.
Por que você comprou este casaco?
Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.
Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar?
Por que (separado) – usado em frases interrogativas (diretas e indiretas) ou Em substituição à expressão "pelo qual" (e suas variações)
Exemplos:
Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa. (interrogativa direta)
Por que ele chorou? (interrogativa direta)
Digam-me por que ele chorou. (interrogativa indireta)
Os bairros por que passamos eram sujos.(por que = pelos quais)
Por quê (separado e com acento) – usado no final de frases interrogativas.
Exemplos:
Estudei bastante ontem à noite. Sabe por quê?
Eles estão revoltados por quê?
Ele não veio não sei por quê
Porquê (junto e com acento) – usado quando for uma palavra substantivada.
A forma porquê representa um substantivo. Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo).
Exemplos:
Não consigo entender o porquê de sua ausência.
Existem muitos porquês para justificar esta atitude.
Você não vai à festa? Diga-me ao menos um porquê.


















Comentários